sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Em visita ao Parque Rocha Moutonée, localizado na cidade de Salto - SP (interior do Estado de São Paulo) na Rodovia Rocha Moutonée, s/nº., pode-se obervar as condições a qual o Rio Tiete se encontra logo após a sua saída da região metropolitana de São Paulo rumo ao interior do Estado, uma vez que o rio passa bem ao lado do parque.
Segundo o site da prefeitura da cidade de Salto, o parque é o "primeiro parque ecológico e geo-histórico do continente, e conta com completa estrutura para o estudo e para o lazer". Contudo, o que se econtra ao visiá-lo é um rio extremamente poluído com odor forte que chega até a dar nauseas.
Mesmo já distante alguns Km da cidade de Sâo Paulo, o rio Tietê passa por uma região industrializada que continuam despejando dejetos em suas águas, contribuindo para a não despoluição das mesmas.
Realmente o Parque oferece certa extrutura ao lazer e ao ensino, tanto que recebem frequentemente grandes turmas de estudantes de diversos lugares, mas o contraste do Parque com o rio é perceptível. Nos dias em que o rio está mais poluído, espumas saltam no ar quando as águas se quebram na cachoeira, as margens próximas ao parque estão cobertas por garrafas pets, isopores, bonecas, latas de alumínio, diversos resíduos trazidos pelas águas. A cena é profundamente triste.
Segue algumas fotos do local:











Grupo de trabalho da disciplina Gestão de Recursos Hídricos - UNESP/Rio Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário